Para descobrir qual a importância das juntas de dilatação, continue a ler estas linhas. Venha daí connosco e aprenda o que são as juntas de dilatação, para que servem e quais as suas principais aplicações na construção civil.
Como o próprio nome sugere, as juntas de dilatação são equipamentos que têm como objetivo acomodar os deslocamentos da estrutura onde estão instaladas. Entre as estruturas com juntas de dilatação mais habituais incluem-se as lajes dos edifícios e das obras.
Um dos grandes objetivos das juntas de dilatação é garantir a segurança e o conforto nas vias, garantindo total estanquicidade. É por isso que as juntas de dilatação são muito comuns em obras rodoviárias, ferroviárias, portuárias e aeroportuárias.
Juntas de Dilatação: Aplicações Mais Populares
Uma das áreas onde há maior aplicação das juntas de dilatação, é na construção civil. Neste segmento, as juntas de dilatação são aplicadas em edifícios, onde são essenciais pela dilatação térmica e pelo efeito de retração do concreto, uma vez que o seu volume diminui com a perda de água.
Por sua vez, as juntas de dilatação verticais controlam o movimento dos elementos no sentido vertical, nomeadamente em muros, fachadas e junções de dois edifícios.
Já as juntas de dilatação horizontais possibilitam o movimento de elementos no sentido horizontal, sendo necessárias em pisos de concreto e lajes de edifícios.
As juntas de dilatação são também muito utilizadas em pontes, onde se diferenciam pela amplitude de movimento que permitem e pelo modo como fecham.
Juntas de Dilatação: Quais os Diferentes Tipos?
Existem vários tipos de juntas de dilatação, consoante a sua aplicação e caraterísticas. Em baixo, listamos algumas das mais importantes:
- Juntas Abertas – estas juntas permitem a passagem de detritos pelo vão, porque não têm preenchimento entre as suas extremidades. São muito utilizadas em pontes para veículos e vãos.
- Juntas Enterradas – são juntas de dilatação em cima das quais se coloca uma chapa de cobre ou de outro metal, sendo a pavimentação efetuada sobre essa área. Atualmente, estão a cair em desuso.
- Junta de Asfalto Modificado – são similares às juntas enterradas, mas sofrem a aplicação de um tipo diferente de asfalto. De todas, são das que têm menos durabilidade.
- Junta de Compressão – trata-se de uma tira contínua e alveolar de borracha que é fixada nas extremidades da junta. São aplicadas em estruturas como túneis, edifícios e pontes, entre diversos outros.
- Junta Deslizante – consistem em duas placas metálicas que deslizam uma sobre a outra e estão presas numa das extremidades.
- Junta Dentada – composta por duas placas metálicas, fixas nas extremidades da junta. Funcionam em encaixe e são especialmente indicadas para estruturas de grande porte e tráfego intenso. Têm uma vida útil longa.
Juntas de Dilatação: Onde Encontrar Sistemas de Qualidade e a Bom Preço?
Na Constreco, empresa de comercialização de produtos e soluções para a construção civil, pode encontrar sistemas para juntas de dilatação com inserto em borracha, juntas metálicas de grande robustez, juntas sísmicas e juntas impermeáveis e estanques à água. Todas estas soluções são de fornecedores de renome e de qualidade superior.
Para saber mais, contate um especialista da Constreco e peça um orçamento para juntas de dilatação de acordo com as necessidades do seu projeto. Não perca mais tempo, entre em contato connosco e comece hoje mesmo a otimizar os custos dos seus projetos de construção civil.