Aligeiramento de lajes bi-direcionais

U-Boot Beton® é uma cofragem de polipropileno reciclado, concebido para construir pisos e lajes de betão armado aligeirados.

A utilização das cofragens U-Boot Beton® permite realizar lajes fungiformes, com a possibilidade da cofragem ter a mesma espessura do piso.

Graças aos pés cónicos elevadores, cobrindo os módulos U-Boot Beton® com a descarga de betão, obtém-se uma grelha de vigas mutuamente ortogonais fechadas por baixo e por cima por uma camada de betão plana realizada em sequência e com uma única betonagem; tudo com uma notável poupança de betão e aço.

O U-Boot Beton® permite realizar pisos de grandes espaços ou capazes de suportar grandes cargas, sem vigas.

Leve, fácil e rápido de montar, graças à sua modularidade permite ao projectista alterar os parâmetros geométricos ao seu gosto para se adaptar a todas as situações com grande liberdade arquitectónica.

VANTAGENS PISOS DE BETÃO ARMADO ALIGEIRADOS U-BOOT BETON®

1. AUMENTO DO NÚMERO DE ANDARES
Possibilidade de aumentar os andares com igual altura do edifício (torres) e volume edificável.

2. ESPAÇOS AMPLOS E GRANDE LIBERDADE ARQUITECTÓNICA
Locais mais amplos.

3. ESPESSURA REDUZIDA DO PISO
Espessuras de piso inferiores com igual capacidade de carga e de espaço, ou espaços mais amplos com a mesma espessura.

4. AUSÊNCIA DE VIGAS ENTRE OS PILARES
Intradorso plano para uma maior flexibilidade na instalação das canalizações.

5. OPTIMIZAÇÃO DA SECÇÃO DOS PILARES – REDUÇÃO DO NÚMERO DOS PILARES
Vãos mais amplos. Facilitada a mudança de finalidade de uso.

6. REDUÇÃO DA CARGA TOTAL DA ESTRUTURA QUE PESA SOBRE OS PILARES E SOBRE AS FUNDAÇÕES.

7. MENOR PROFUNDIDADE DA ESCAVAÇÃO DA FUNDAÇÃO
Menores custos de escavação para as fundações. Menos escavações.

8. MELHOR COMPORTAMENTO ACÚSTICO
Maior amortecimento da transmitância acústica.

 

 

ANÁLISE DOS BENEFÍCIOS COM SISTEMA U-BOOT BETON®

Indevidamente é-se levado a pensar que as vantagens da laje aligeirada com o U-Boot Beton® se limitam a uma mera comparação entre a poupança de betão e o custo do aligeiramento apenas a nível dos pisos.

Porém, deste modo por muito que a análise seja imediata e intuitiva, não se contabilizam as consistentes vantagens económicas, práticas e de execução que o U-Boot Beton® torna possíveis em toda a estrutura:

Poupança de ferro nos pisos, pilares e fundações até um total de 15% (mesmo com variantes); poupança de betão não só nos pisos, mas também nas colunas e fundações; vantagens anti-sísmicas ligadas ao menor peso do edifício; pilares e fundações mais finos, menores custos de escavação para as fundações; disposição, mesmo irregular, dos pilares para benefício da liberdade arquitectónica da obra. Redução das operações de processamento e de transferência em altura dos aligeiramentos; vantagens na logística de estaleiro.

A caixa de ar ventilada realizada com Iglu’® representa uma solução eficaz, rápida e económica que permite a dispersão na atmosfera do perigoso gás radão e da Humidade, o que é uma vantagem para a nossa saúde.

A câmara de ar formada por Iglu’® deve ser ligada à área externa através de simples tubos. Deste modo, cria-se um fluxo de ar natural que atravessa a câmara e elimina a humidade e o gás radão (se houver).

 

  • Possibilidade de realizar, com uma única solução, as vigas de fundação e a laje com o auxílio do acessório L-Plast.
  • Redução dos tempos de mão-de-obra em até 80% com relação aos sistemas tradicionais.
  • Drástica redução do consumo de concreto e dos materiais inertes, pois a forma em arco permite a máxima resistência com a mínima espessura.
  • Adaptação a estruturas fora de esquadria com o corte dos elementos, sem a necessidade de colocar suportes.
  • Facilidade de colocação pela leveza e simplicidade de encaixe dos elementos.
  • Simples adaptação a diferentes perímetros.
  • Corte e formação dos elementos com rapidez e agilidade.
  • Passagem das instalações sob o pavimento em todas as direcções.
  • Criação de uma barreira contra o vapor.
  • Vedação total contra a humidade ascendente.
  • Eficaz ventilação em todas as direcções.
  • Eliminação do gás radão eventualmente presente.
  • Nenhum ponto de contato entre o concreto e o solo.

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