+351 214 570 423 - Chamada para a rede fixa nacional portugal.constreco@constreco.pt

Perfil Para Policarbonato: O Guia Essencial

Mai 15, 2023

Os perfis de policarbonato são um tipo de termoplástico, uma vez que se tornam maleáveis quando expostos a temperaturas elevadas (na zona dos 200ºC). Este material é extremamente resistente a impactos, é transparente e suporta ambientes quentes e frios. Tem também inúmeras aplicabilidades, desde a construção à electrónica, passando pela indústria automóvel. Neste artigo, iremos focar-nos no uso de perfis para policarbonato na primeira área: a da construção.

Policarbonato: O Que É?

O policarbonato é um tipo de termoplástico amplamente utilizado em muitas indústrias. É um material leve, transparente e resistente a impactos e a mudanças de temperatura.

Uma das vantagens mais significativas do policarbonato é a sua transparência, semelhante à do vidro. O policarbonato também é altamente personalizável e pode ser modificado para atender aos seus requisitos.

Um perfil de policarbonato refere-se a seções extrudadas ou formas feitas a partir deste material. Por ser um material altamente personalizável, podemos encontrar perfis de policarbonato com diferentes características:

  • Transparentes;
  • Resistentes à abrasão;
  • Espelhados;
  • Anti-estáticos;
  • Coloridos/matizados.

Perfis De Policarbonato: H e U

Os perfis de policarbonato dividem-se, usualmente, em dois grandes grupos: perfis H e perfis U. Ambos são resistentes e leves, devido ao seu interior oco. Além disso, são versáteis na sua aplicabilidade, uma vez que, além da sua leveza, são facilmente recortáveis.

Além disso, estes perfis podem ser direcionados para um acabamento estético de qualidade, uma vez que o material pode ter diversas cores.

No entanto, apesar de ser um material resistente, o policarbonato não deve ser utilizado para casos onde é necessário impermeabilização.

1. Perfil de Policarbonato H

O perfil H promove a junção entre as chapas através de pressão. É um perfil que permite ter um acabamento estético, isto é, pode ter um resultado em diferentes cores, de forma a criar a sensação de que não existem emendas. O perfil H é indicado para coberturas baixas, sem incidência de vento. São, usualmente, comercializados em barras de 6 metros de comprimento.
Tecnicamente, pode ser instalado horizontalmente, mas isso pode trazer problemas a nível de drenagem. Por esse motivo, é recomendado que sejam instalados apenas na vertical ou num local com inclinação.

2. Perfil de Policarbonato U

Um perfil U pode ser usado para para proteger os topos das placas de policarbonato e evitar a acumulação de poeira, ou até mesmo a entrada de insetos e água pelas ranhuras. A existência de furos na borda inferior do perfil em U é essencial para permitir a drenagem adequada.

perfil de policarbonato

Perfis de Policarbonato: Vantagens

Durabilidade em Condições Adversas

As características do perfil de policarbonato fazem com que este seja um material indicado para situações em que pode estar sujeito a danos provocados por condições atmosféricas adversas, impacto elevado, e outras situações que possam causar danos estruturais (nomeadamente, desastres naturais).

Resistência Até aos 150 Graus

Os perfis de policarbonato podem estar sujeitos a elevadas temperaturas, até aos 150ºC, pelo que são indicados para locais onde isto possa ser um risco.

Facilidade de Manuseamento

A leveza dos perfis de policarbonato faz com que a sua instalação seja acessível. Isto faz, também, com que o seu transporte seja menos dispendioso.

Eficiência Energética

Os perfis de policarbonato têm a capacidade de reduzir a quantidade de calor que passa entre o interior e o exterior, e vice-versa, da zona de aplicação. Desta forma, os edifícios acabam por ser mais sustentáveis.

Perfis de Policarbonato: Desvantagens

Embora os perfis de policarbonato tenham muitas propriedades positivas, também há algumas desvantagens no seu uso, incluindo:

Arranhões

Embora o material seja altamente resistente a impactos, ele é mais suscetível a arranhões do que outros materiais, como o vidro.

Degradação Devido à Exposição UV

O policarbonato pode degradar-se quando exposto à luz solar prolongada e à radiação UV. Com o tempo, o material pode perder a coloração ou as suas qualidades serem afetadas.

Sensibilidade Química

O material policarbonato pode ser sensível a certos produtos químicos (agentes de limpeza, solventes e combustíveis). A exposição a essas substâncias pode causar a degradação do material.

Custo

Ainda que seja mais barato do que alguns materiais como o vidro e o acrílico, é mais caro do que alguns outros plásticos. Isto pode torná-lo menos económico para determinadas aplicações.

Perfis de Policarbonato: Aplicações

Para além da sua utilização na construção, os perfis de policarbonato são frequentemente usados ​​na indústria de iluminação, para publicidade e displays, na indústria automóvel e na aeronáutica.

No caso das coberturas, por exemplo, é possível utilizar o policarbonato como uma placa – as placas de policarbonato. Conseguimos obter todas as vantagens que referimos anteriormente, por ser o mesmo material, daí ser uma escolha recorrente em várias construções.

Policarbonato, Acrílico ou Vidro: Qual o Melhor Material?

Policarbonato vs Vidro

O vidro e o policarbonato têm propriedades diferentes que os tornam mais adequados para diferentes aplicações. O vidro é mais transparente e resistente a arranhões, mas também quebra mais facilmente, sendo menos resistente a impactos do que o policarbonato.

O policarbonato é mais leve, mais duradouro e barato do que o vidro, tornando-o uma escolha popular.

Policarbonato vs Acrílico

Embora o policarbonato e o acrílico partilhem características, um dos aspetos que os distingue é a sua resistência a danos, assim como a sua rigidez. Dada a flexibilidade do policarbonato, este material pode ser perfurado em qualquer ponto do perfil sem ficar com danos na estrutura. Por seu lado, a rigidez do acrílico torna-o mais propenso a quebras quando perfurado próximo do topo.

Ao tomar uma decisão, é também importante considerar que o acrílico é um material menos dispendioso do que o policarbonato. No entanto, dada a resistência inferior, pode ser necessário substituí-lo mais cedo do que um perfil de policarbonato.

Versatilidade, Resistência e Durabilidade

Os perfis de policarbonato oferecem uma solução versátil e com elevada durabilidade para diferentes aplicações. São leves e fáceis de instalar e permitem obter um alto nível de força e resistência ao impacto. Devido a estas características, tornam-se uma escolha popular para muitas indústrias.

Quer saber mais sobre perfis de policarbonato, ou está pronto(a) para dar um passo em frente e assegurar o material certo para o seu projeto? Contacte-nos hoje e disponha de uma equipa de profissionais a seu lado, prontos para lhe apresentar as melhores soluções do mercado!

Categorias

Recentes

Cofragem: O Que É?

A cofragem é uma técnica aplicada na construção civil, especialmente indicada para manutenção, conservação e restauro. As estruturas da cofragem, em madeira ou em metal, permitem evitar desmoronamentos. A cofragem é bastante utilizada no setor da construção e é hoje...

Tetos Radiantes: Como Aquecer a Sua Casa

Um teto radiante é uma das formas mais modernas e sustentáveis de aquecer uma casa ou escritório. No fundo, trata-se de uma solução que permite níveis elevados de conforto e de qualidade do ar e consideráveis poupanças energéticas. Esta solução de teto radiante pode...

Sistemas de Ventilação: Soluções Ecológicas

A procura de soluções ecológicas na construção de edifícios ​​tem um efeito positivo no meio ambiente e na economia local - o mesmo é aplicado aos sistemas de ventilação. Os sistemas de ventilação que lhe apresentamos neste artigo, os vazios sanitários, devido à sua...

Perfil de Led: Tudo o Que Precisa de Saber

Muito se tem ouvido falar de perfis de led e da sua utilização crescente em projetos e obras de remodelação. Mas, o que é, na verdade, um perfil de led? E quais as suas aplicações? Que tipos de perfis de led existem e como podem ser montados? Descubra as respostas a...

Jardim Vertical Barato: 5 Dicas Imperdíveis

Se o seu objetivo é montar um jardim vertical barato, então não pode perder as próximas dicas. Depois de ler as nossas sugestões, estará apto a construir um jardim vertical de parede sem gastar muito dinheiro e de forma ecológica. Venha daí e aprenda a criar um jardim...

Vazios Sanitários: O Que São e Para Que Servem?

Se já ouviu falar de vazios sanitários, mas não sabe exatamente o que são nem para que servem, então este artigo é para si. Siga-nos nas próximas linhas e fique a saber o que significa um vazio sanitário, para que serve e quais os principais métodos construtivos para...

Perfil de Transição: Tudo o Que Precisa de Saber

Se procura informação sobre o perfil de transição, veio ao sítio certo. Neste artigo, vai ficar a saber o que é e para que serve o perfil de transição, os vários tipos que existem e como escolher o perfil de transição mais adequado para a sua obra ou projeto. Venha...

Quais os Diferentes Tipos de Lajes?

O processo de construção exige a utilização de muitos tipos de materiais. As lajes são um dos componentes essenciais para uma construção segura, dada a sua função estrutural e de sustentação do edifício. Existem vários tipos de lajes disponíveis, pelo que é importante...

Perfil H: O Que É e Para Que Serve?

Os materiais selecionados para os projetos de construção têm um papel preponderante na estabilidade, durabilidade e eficiência das estruturas. O perfil H é uma viga de aço estrutural, com a forma dessa letra, que ganhou o seu reconhecimento na indústria de construção....

Perfil de Borracha: Quais as Suas Aplicações?

É consensual que a borracha é um material extremamente versátil e com uma enorme diversidade de aplicações. O perfil de borracha é uma das suas aplicações mais específicas e faz uso das várias propriedades deste material, quer em relação à forma, quer no que se refere...

Contacte-nos

Subscrever newsletter

Subscreva a nossa newsletter e receba as nossas novidades no seu email.

Obrigado por subscrever a nossa newsletter!

Share This