A procura de soluções ecológicas na construção de edifícios tem um efeito positivo no meio ambiente e na economia local – o mesmo é aplicado aos sistemas de ventilação. Os sistemas de ventilação que lhe apresentamos neste artigo, os vazios sanitários, devido à sua simplicidade e fácil utilização, podem ser a resposta para atender à crescente procura por soluções ecológicas.
O Que São Sistemas de Ventilação?
Os sistemas de ventilação, que podem ser mecânicos ou naturais, permitem a circulação e renovação do ar. Desta forma, conseguimos obter ar limpo e filtrado, normalmente ar exterior, nas nossas habitações.
A ventilação natural é um método que usa os movimentos naturais do ar, em vez de sistemas mecânicos, como ar condicionado ou ventiladores.
Existem várias maneiras de obter ventilação num edifício. Um método padrão é através de janelas e portas, que podem ser abertas para permitir que o ar flua. Outra técnica é usar câmaras de ar, ou vazios sanitários, na construção das paredes e pisos, que permitem a entrada e saída de ar.
Quais os Benefícios da Ventilação Natural?
A ventilação natural e ecológica é uma maneira simples e eficaz de ventilar edifícios. Oferece vários benefícios em eficiência energética, economia de custos, qualidade do ar interno, conforto, sustentabilidade e durabilidade. Existem vários benefícios em usar a ventilação natural em edifícios:
- Eficiência energética. A ventilação natural não requer sistemas mecânicos para circular o ar, tornando-se uma opção mais eficiente em termos energéticos.
- Baixos custos. Por ser energeticamente eficiente, a ventilação pode ajudar a reduzir os custos de energia associados ao aquecimento/arrefecimento dos edifícios.
- Melhor qualidade do ar interno. A ventilação natural move o ar externo e remove o ar interno viciado, melhorando a qualidade geral do ar dentro do edifício.
- Mais conforto. A ventilação natural pode ajudar a criar um ambiente interno mais confortável, fornecendo um fluxo constante de ar fresco.
- Sustentabilidade. É um sistema sustentável, porque não depende do uso de sistemas mecânicos que gastam energia.
- Durabilidade. Os sistemas de ventilação são menos propensos a estragos e a necessitar de manutenção.
Soluções Ecológicas de Ventilação
Na Constreco, temos várias soluções que permitem criar vazios sanitários nas estruturas e, desta forma, fazer com que estas tenham uma ventilação natural mais eficaz. Conheça os quatro sistemas que oferecemos para este efeito:
Sistema Iglu
Este sistema permite criar câmaras de ar, de forma a obter pisos e tectos ventilados. A caixa de ar ventilada realizada com cofragens modulares de plástico Iglu’®, é uma solução rápida, eficaz e económica, para quem procura impedir a humidade ascendente.
Sistema Muro
O sistema Muro é um sistema modular em PVC, que serve como alternativa às cofragens de madeira tradicionais, permitindo reduzir os tempos de realização das fundações. A cofragem Muro permite realizar as vigas de fundação e a laje em simultâneo. Este sistema tem a vantagem de ser mais económico e rápido.
Sistema Eolo
O sistema Eolo permite a ventilação vertical, que permite realizar um pavimento furado de betão com elevada capacidade de circulação de ar. Neste sistema, o ar é distribuído uniformemente em toda a caixa de ar.
Sistema Atlantis
O sistema Atlantis oferece a opção de caixas de ar ventiladas, com alturas elevadas, variáveis de 56 cm a 300 cm. Este sistema é usualmente utilizado na construção e restauro de edifícios civis e industriais, tanques de acumulação, tanques de dispersão, lajes alveolares e câmaras frigoríficas de baixa temperatura.
Sistemas de Ventilação Naturais: Eficiência Energética e Melhor Qualidade do Ar
Ao optar por uma junção de diversas técnicas de ventilação naturais estará a poupar recursos materiais e também económicos, uma vez que estes sistemas contribuem para uma maior eficiência energética. Gostaria de saber mais sobre as soluções da Constreco para ventilação natural e ecológica? Fale já com um profissional qualificado que o poderá ajudar a descobrir qual a melhor solução para o seu projeto.